Tipo de atividade: Projeto
Duração: todo o ano letivo
Blog Interaction
Tema: Criação de um canal de comunicação real (blog), onde os alunos possam postar assuntos referentes às unidades trabalhadas em sala de aula, textos diversos, de acordo com seus interesses, pesquisas, comentários e dúvidas, interagindo com a professora, colegas e alunos de outras turmas e séries.
Séries:1ª, 2ª, 3ª EM
Períodos: matutino e noturno
Disciplina: Inglês
Conexões interdisciplinares: todas as disciplinas, uma vez que vários assuntos podem ser abordados pelos alunos nos blogs.
Objetivo(s):
- estimular a leitura e escrita,
- usar o blog como instrumento de construção coletiva do conhecimento,
- ampliar os repertórios culturai e tecnológicos dos alunos,
- desenvolver o senso de propriedade e a experiência com os aspectos éticos, legais e práticos na criação de um hipertexto,
- ampliar o senso de comunidade,
- encorajar discussões fora do ambiente da sala de aula,
- encorajar a participação dos alunos mais tímidos,
- estimular um maior entrosamento entre os colegas,
- facilitar trabalhos interdisciplinares,
- encorajar o uso da Internet e dos sites de pesquisa de forma crítica,
- encorajar a utilização de recursos on line apropriados ao nível dos alunos.
Conteúdo(s):
Conceituais:
- Comunicação em língua Inglesa
- Organização textual
- Estrutura do blog
- Linguagem digital
- Conteúdo sistêmico
Procedimentais:
- Registro de impressões, sentimentos, observações, situações, etc.
- Domínio da ferramenta.
- Estratégias de leitura (skimming, scanning, etc).
- Uso de banco de dados.
- Uso do dicionário para ampliar vocabulário ou para tirar possíveis dúvidas sobre o significado das palavras.
Atitudinais:
- Discernimento no uso das formas de comunicação, tendo como parâmetros o meio utilizado, a linguagem e o receptor da mensagem.
- Ética ao usar a linguagem digital.
- Respeito às caracterísitcas individuais e á forma de pensar e atuar de cada um.
- Valorização das produções realizadas pelo interlocutor.
- Autonomia no processo de aprendizagem.
- Valorização do pensamento crítico e reflexivo.
Estratégias:
Os alunos deverão criar, em grupos, seus respectivos blogs, explorando um determinando assunto de seu interesse . Os alunos poderão trabalhar na SAI da escola, em suas casas, lan-houses. Estes blogs serão um espaço colaborativo, onde os alunos serão encorajados a escrever sobre temas de seus interesses bem como pesquisar novidades na Internet . Poderão também postar comentários nos blogs dos outros grupos, ou até nos de grupos de outras classes, seus pais, alunos de outras escolas e até de outros países, ou mesmo qualquer um que tenha acesso à Internet. O blog do professor (http://www.bloginteraction.blogspot.com/) será um tutorial, um canal de comunicação com os blogs dos dos alunos. A intenção é trabalhar várias unidades didáticas utilizando os vários recursos do Wazup.
Recursos necessários:
TV
Vídeo
Aparelho de DVD
Computador(es)
Impressora
Retro-projetor
Scanner
Máquina fotográfica
Microfone
Fones de ouvido
Aparelho de som
Softwares: Wazup-Webcom, Desvendando o idioma, Webster´s
Internet
Transparências
Textos fotocopiados
CDs
DVDs
________________
Você deseja publicar seu plano no Banco de Atividades Pedagógicas? Sim
sábado, 8 de dezembro de 2007
sábado, 1 de dezembro de 2007
My tutorial blog
Este é o meu blog tutorial. É claro que é só o comecinho de uma idéia...
www.bloginteraction.blogspot.com
www.bloginteraction.blogspot.com
sábado, 24 de novembro de 2007
Este é o site da empresa responsável pelos meus primeiros pen friends!
http://www.iys.fi/
É extremamente confiável e profissional. Os endereços são enviados conforme o perfil e interesses do solicitante.
É extremamente confiável e profissional. Os endereços são enviados conforme o perfil e interesses do solicitante.
quinta-feira, 22 de novembro de 2007
Movies
Em 1998, fui convidada a fazer parte de um projeto da própria escola, financiado pela FAPESP: Cotidianidade e Construção do Conhecimento. Resolvi aderir porque não estava nenhum pouco satisfeita com minhas "grammar classes". Escolhi o tema "O uso do vídeo nas aulas de Inglês". Por conta do projeto, recebi um conjunto de TV e vídeo na minha sala de aula e uma vontade imensa de explorar esses recursos. Mas não sabia nada em relação ao desenvolvimento do projeto e comecei a estudar muito sobre o assunto: Morán, J. Milton de Almeida, metodologia. Participava de vários congressos sobre tecnologia na Educação... Foi um período muito importante na minha formação profissional. Aliei-me à minha colega e amiga, também minha xará, professora de Arte, que, como eu, tinha muita vontade de inovar no dia-a-dia da sala de aula . Nosso projeto estava voltado a explorar a cultura inglesa através de filmes comerciais. a partir de Lancelot, the first knight, trabalhamos as lendas do ciclo arthuriano, de Robin Hood, prince of thieves, as Cruzadas, de Romeo and Juliet, Much ado about nothing and Othelo, a obra de Shakespeare. Foi uma experiência bastante enriquecedora. É claro que hoje faria algumas alterações no projeto original, mas a partir de então, posso afirmar que minhas aulas não são mais as mesmas. Eu não sou a mesma. Aprendi que o uso do vídeo nas aulas pode ser um aliado interessante no processo de ensino-aprendizagem assim como outros recursos tecnológicos. Há diversas maneiras de se trabalhar com Movies, que jamais deve ser visto como um “just sit back, relax and enjoy”. O uso de vídeo nas aulas de Inglês é uma importante fonte de material autêntico que permite aos alunos se identificarem com personagens e situações, analisarem o discurso e os aspectos culturais da linguagem. Active learning in a powerful way!
sábado, 10 de novembro de 2007
Assinar:
Postagens (Atom)