domingo, 20 de junho de 2010

Hi everybody!

Esta semana estarei visitando todos os blogs (aos poucos, é claro, porque a teacher trabalha demais, vocês sabem!), deixando minha avaliação e organizando tudo. Por enquanto, gostaria que vocês visitassem os colegas através dos links nos comentários do post abaixo. Visite o máximo de blogs que puder e deixe suas observações em relação às postagens dos colegas, ok?


See you!

PS: Atrasei um pouco devido à problemas de conexão de rede.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Archi 2010

Olá  pessoal!
Sejam bem vindos à nova fase deste trabalho cujo objetivo é a sociointeração dos meus alunos de língua portuguesa e língua inglesa. Este blog funciona como um link das atividades que vocês deverão produzir durane este ano letivo. Os alunos de diversas turmas e das duas disciplinas poderão  seguir os blogs dos colegas e interagir com eles, comentando suas postagens, Não esqueçam que vocês deverão sempre consular meu blog tambéma fim de que se interem das atividades,
Neste primeiro momento, apresentem-se e postem sobre seus interesses. Em seguida, visitem os blogs dos colegas de turma e comentem, ok? Lembrem-se de que tudo deve ser feito sempre co muito respeito!

Bom trabalho!
Good job!

sábado, 30 de maio de 2009

Hello again

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Os cibergêneros e a interação

Gêneros "são entidades sócio-discursivas e formas de ação social incontornáveis em qualquersituação comunicativa" (Marcuschi, 2003). Considerando as possibilidades interativas que os novos meios digitais oferecem (navegar por links, buscar informações, enviar e-mails, participar de discussões, criar e participar de blogs etc) podemos constatar que o diferencial dos cibergêneros é a interatividade. Bakhtin (1979) define gênero como interação de seres humanos em diferentes constextos sócio-culturais. De acordo com Vygotsky, é através da mediação social que o conhecimento se refina e ganha coerência."Learning is appropriating knowledge through interaction" (Vygotsky,1978)A teoria sócio-cultural da linguagem enfatiza a linguagem e outros sistemas simbólicos como ferramentas para a efetiva aprendizagem de uma língua estrangeira. Para ensinar nosso aluno a se engajar discursivamente, é importante que a interação ocorra com algo ao qual ele já está familiarizado. Os cibergêneros estão aí e devemos fazer uso deles para que haja um aprendizagem significativa, contribuindo para que nossos alunos desenvolvam pensamentos e idéias também em Inglês e sejam capazes de realizar tarefas de modo independente.

sábado, 8 de dezembro de 2007

Plano de Atividade Educativa

Tipo de atividade: Projeto
Duração: todo o ano letivo

Blog Interaction


Tema: Criação de um canal de comunicação real (blog), onde os alunos possam postar assuntos referentes às unidades trabalhadas em sala de aula, textos diversos, de acordo com seus interesses, pesquisas, comentários e dúvidas, interagindo com a professora, colegas e alunos de outras turmas e séries.
Séries:1ª, 2ª, 3ª EM
Períodos: matutino e noturno
Disciplina: Inglês
Conexões interdisciplinares:
todas as disciplinas, uma vez que vários assuntos podem ser abordados pelos alunos nos blogs.


Objetivo(s):
- estimular a leitura e escrita,
- usar o blog como instrumento de construção coletiva do conhecimento,
- ampliar os repertórios culturai e tecnológicos dos alunos,
- desenvolver o senso de propriedade e a experiência com os aspectos éticos, legais e práticos na criação de um hipertexto,
- ampliar o senso de comunidade,
- encorajar discussões fora do ambiente da sala de aula,
- encorajar a participação dos alunos mais tímidos,
- estimular um maior entrosamento entre os colegas,
- facilitar trabalhos interdisciplinares,
- encorajar o uso da Internet e dos sites de pesquisa de forma crítica,
- encorajar a utilização de recursos on line apropriados ao nível dos alunos.

Conteúdo(s):
Conceituais:

- Comunicação em língua Inglesa
- Organização textual
- Estrutura do blog
- Linguagem digital
- Conteúdo sistêmico

Procedimentais:
- Registro de impressões, sentimentos, observações, situações, etc.
- Domínio da ferramenta.
- Estratégias de leitura (skimming, scanning, etc).
- Uso de banco de dados.
- Uso do dicionário para ampliar vocabulário ou para tirar possíveis dúvidas sobre o significado das palavras.

Atitudinais:
- Discernimento no uso das formas de comunicação, tendo como parâmetros o meio utilizado, a linguagem e o receptor da mensagem.
- Ética ao usar a linguagem digital.
- Respeito às caracterísitcas individuais e á forma de pensar e atuar de cada um.
- Valorização das produções realizadas pelo interlocutor.
- Autonomia no processo de aprendizagem.
- Valorização do pensamento crítico e reflexivo.

Estratégias:
Os alunos deverão criar, em grupos, seus respectivos blogs, explorando um determinando assunto de seu interesse . Os alunos poderão trabalhar na SAI da escola, em suas casas, lan-houses. Estes blogs serão um espaço colaborativo, onde os alunos serão encorajados a escrever sobre temas de seus interesses bem como pesquisar novidades na Internet . Poderão também postar comentários nos blogs dos outros grupos, ou até nos de grupos de outras classes, seus pais, alunos de outras escolas e até de outros países, ou mesmo qualquer um que tenha acesso à Internet. O blog do professor (http://www.bloginteraction.blogspot.com/) será um tutorial, um canal de comunicação com os blogs dos dos alunos. A intenção é trabalhar várias unidades didáticas utilizando os vários recursos do Wazup.

Recursos necessários:
TV
Vídeo
Aparelho de DVD
Computador(es)
Impressora
Retro-projetor
Scanner
Máquina fotográfica
Microfone
Fones de ouvido
Aparelho de som
Softwares: Wazup-Webcom, Desvendando o idioma, Webster´s
Internet

Transparências
Textos fotocopiados
CDs
DVDs


________________
Você deseja publicar seu plano no Banco de Atividades Pedagógicas? Sim

sábado, 1 de dezembro de 2007

My tutorial blog

Este é o meu blog tutorial. É claro que é só o comecinho de uma idéia...

www.bloginteraction.blogspot.com