quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Os cibergêneros e a interação

Gêneros "são entidades sócio-discursivas e formas de ação social incontornáveis em qualquersituação comunicativa" (Marcuschi, 2003). Considerando as possibilidades interativas que os novos meios digitais oferecem (navegar por links, buscar informações, enviar e-mails, participar de discussões, criar e participar de blogs etc) podemos constatar que o diferencial dos cibergêneros é a interatividade. Bakhtin (1979) define gênero como interação de seres humanos em diferentes constextos sócio-culturais. De acordo com Vygotsky, é através da mediação social que o conhecimento se refina e ganha coerência."Learning is appropriating knowledge through interaction" (Vygotsky,1978)A teoria sócio-cultural da linguagem enfatiza a linguagem e outros sistemas simbólicos como ferramentas para a efetiva aprendizagem de uma língua estrangeira. Para ensinar nosso aluno a se engajar discursivamente, é importante que a interação ocorra com algo ao qual ele já está familiarizado. Os cibergêneros estão aí e devemos fazer uso deles para que haja um aprendizagem significativa, contribuindo para que nossos alunos desenvolvam pensamentos e idéias também em Inglês e sejam capazes de realizar tarefas de modo independente.

Um comentário:

kebradeirO's disse...

Salve Emery jackie !
Renatinho e Fabinho só de passagem !
é nois que ta !