Projeto Fala Archi
Público alvo: toda a comunidade
da E. E. Prof. Architiclino Santos.
Período: ano letivo de 2013,
podendo ser prorrogado.
Periodicidade: bimestral, a
princípio.
Profª. responsável: Jacqueline
Emery
Corpo diretivo: Prof. Prof. Alexandre Costa
Prof. Anderson Pereira
Profª. Daniele Camargo
Profª. Jacqueline Emery
Prof. Rafael Limongelli
Justificativa:
O
Fala Archi nasceu no início de 2001, tendo como meta “incorporar a informática
como componente do processo ensino-aprendizagem, integrando o nosso aluno ao
mundo globalizado e contribuindo de forma significativa para o processo de
produção do conhecimento” (Projeto Fala Archi, 2001).
O
jornal foi posto em prática e vigorou por cerca de dois anos. As dificuldades
eram muitas. No início eram apenas cinco computadores, faltava verba para
compra do material básico necessário como cartuchos de tinte e papel sulfite e
então, os volumes eram afixados nas paredes das salas de aula e nos murais dos
corredores da escola. Mesmo assim, a
participação era significativa – um grupo de alunos de séries distintas que se
reunia na sala de informática fora do horário de aula com a coordenação da
Profª. Jacqueline Emery. Os encontros eram momentos de verdadeira integração motivando
a autonomia e a criatividade dos alunos no que dizia respeito à leitura, à
produção textual e ao senso crítico.
O
trabalho com o jornal possibilita o trabalho com textos de gêneros diversos,
proporcionando a pesquisa, a interpretação, a crítica, o discernimento, a
produção, a correção. O trabalho com essas habilidades, pode fazer o aluno
resgatar a autoestima e o sentimento de pertencimento da comunidade escolar.
Notícias de eventos na unidade escolar, campeonatos, campanhas, queixas e
sugestões, assuntos de interesse dos alunos como drogas, música, esportes, escolha
profissional, etc., além de textos enviados pelos professores, charges, tiras,
até correio elegante, trabalham a leitura e interpretação partindo do seu
contexto, assim como a interdisciplinaridade, estimulando a criatividade e
contribuindo para uma aprendizagem verdadeiramente significativa.
Assim,
buscamos resgatar o trabalho com o jornal na escola, fazendo deste um
instrumento fundamental na produção do conhecimento. A ideia surgiu no final de 2012 e foi
amadurecendo. No início deste ano, 2013, recebemos a notícia de que há material
disponível para pô-lo em prática. Houve ainda a adesão de alguns professores
também interessados na mediação dos
trabalhos, o que vem a consolidar a integração de diversas áreas e turmas no processo,
enriquecendo enormemente nosso projeto.
A
partir de votação feita pela comunidade, o nome do jornal permanece o mesmo,
Fala Archi.
Objetivos:
- Desenvolver
o interesse pela leitura, valorizando-a como fonte de informação e educação;
- Estimular
a pesquisa, a organização, a produção textual e o senso crítico;
-
Incentivar a construção coletiva do conhecimento;
-
Propiciar a produção do conhecimento e a aprendizagem significativa;
-
Desenvolver o senso de propriedade, aspectos éticos e legais dos textos
publicados;
-
Explorar questões culturais e estimular a discussão de temas transversais;
-
Favorecer a interdisciplinaridade;
-
Comprometer a comunidade nas diversas etapas de produção do jornal
- Integrar
professores, alunos, funcionários, direção e até mesmo a família, ampliando o
sentido de comunidade;
-
Estimular o entrosamento entre colegas de diferentes turmas, encorajando a
participação dos mais tímidos;
-
Otimizar a socialização e o trabalho em equipe;
-
Encorajar discussões fora do ambiente de sala de aula;
-
Estimular o uso crítico da internet e dos sites de pesquisa;
-
Ampliar o repertório cultural e tecnológico dos alunos;
-
Melhorar o relacionamento com os pais;
-
Buscar parcerias.
Procedimentos:
- Escolha do corpo diretivo do jornal;
- Escolha do grupo de diagramação
e edição do jornal
- Escolha do nome do jornal com
a participação da comunidade, primeiramente através de sugestões em salas de
aula e depois, com a votação em página do grupo, no Facebook;
- Reuniões de planejamento com o
corpo diretivo;
- Agendamento das reuniões com
os grupos diretivos.
- Exposição de cartazes
convites;
- Reunião para sugestão e
decisão de editoriais, organização de oficinas de discussão de temas diversos a
serem sugeridos e distribuição de atividades, definição dos horários de
encontros dos grupos;
- Conversa informal/oficina com
uma estudante de jornalismo, ex-integrante da primeira equipe do Fala Archi.
- Produção do logotipo do
jornal;
- Organização e edição do
material;
- Produção da diagramação;
- Montagem e revisão do jornal;
-Publicação do jornal;
- Distribuição.
Recursos materiais:
- Livros;
- Revistas;
- Jornais;
- Computadores;
- Impressoras;
- Papel especial para jornal.
- Cartuchos de tinta/toner;
- Programas de editor de textos
e de desenhos;
- Pen drive;
- Câmera fotográfica digital;
- Data-show.
Avaliação:
A avaliação do projeto dar-se-á
durante todo o seu desenvolvimento, na interação entre os diversos membros da
comunidade, levando em consideração o interesse, o comprometimento, a
realização, o diálogo. Os educadores deverão valorizar as ações protagonistas
dos educandos e o trabalho investido na produção do conhecimento.
Referências:
FARIA, Maria
Alice de Oliveira. O jornal na sala de aula. 5ª Ed. São Paulo: Contexto, 1994. FREINET, C. O jornal escolar. Lisboa: Stampa,
1974.
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