sexta-feira, 29 de março de 2013


Projeto Fala Archi

Público alvo: toda a comunidade da  E. E. Prof. Architiclino Santos.
Período: ano letivo de 2013, podendo ser prorrogado.
Periodicidade: bimestral, a princípio.
Profª. responsável: Jacqueline Emery
Corpo diretivo: Prof. Prof. Alexandre Costa
Prof. Anderson Pereira
Profª. Daniele Camargo
Profª. Jacqueline Emery
Prof. Rafael Limongelli


Justificativa:
O Fala Archi nasceu no início de 2001, tendo como meta “incorporar a informática como componente do processo ensino-aprendizagem, integrando o nosso aluno ao mundo globalizado e contribuindo de forma significativa para o processo de produção do conhecimento” (Projeto Fala Archi, 2001).
O jornal foi posto em prática e vigorou por cerca de dois anos. As dificuldades eram muitas. No início eram apenas cinco computadores, faltava verba para compra do material básico necessário como cartuchos de tinte e papel sulfite e então, os volumes eram afixados nas paredes das salas de aula e nos murais dos corredores da escola.  Mesmo assim, a participação era significativa – um grupo de alunos de séries distintas que se reunia na sala de informática fora do horário de aula com a coordenação da Profª. Jacqueline Emery. Os encontros eram momentos de verdadeira integração motivando a autonomia e a criatividade dos alunos no que dizia respeito à leitura, à produção textual e ao senso crítico.
O trabalho com o jornal possibilita o trabalho com textos de gêneros diversos, proporcionando a pesquisa, a interpretação, a crítica, o discernimento, a produção, a correção. O trabalho com essas habilidades, pode fazer o aluno resgatar a autoestima e o sentimento de pertencimento da comunidade escolar. Notícias de eventos na unidade escolar, campeonatos, campanhas, queixas e sugestões, assuntos de interesse dos alunos como drogas, música, esportes, escolha profissional, etc., além de textos enviados pelos professores, charges, tiras, até correio elegante, trabalham a leitura e interpretação partindo do seu contexto, assim como a interdisciplinaridade, estimulando a criatividade e contribuindo para uma aprendizagem verdadeiramente significativa.
Assim, buscamos resgatar o trabalho com o jornal na escola, fazendo deste um instrumento fundamental na produção do conhecimento.  A ideia surgiu no final de 2012 e foi amadurecendo. No início deste ano, 2013, recebemos a notícia de que há material disponível para pô-lo em prática. Houve ainda a adesão de alguns professores também interessados na mediação  dos trabalhos, o que vem a consolidar a integração de diversas áreas e turmas no processo, enriquecendo enormemente nosso projeto.
A partir de votação feita pela comunidade, o nome do jornal permanece o mesmo, Fala Archi.

Objetivos: 
- Desenvolver o interesse pela leitura, valorizando-a como fonte de informação e educação;
- Estimular a pesquisa,  a organização,  a produção textual e o senso crítico;
- Incentivar a construção coletiva do conhecimento;
- Propiciar a produção do conhecimento e a aprendizagem significativa;
- Desenvolver o senso de propriedade, aspectos éticos e legais dos textos publicados;
- Explorar questões culturais e estimular a discussão de temas transversais;
- Favorecer a interdisciplinaridade;
- Comprometer a comunidade nas diversas etapas de produção do jornal
- Integrar professores, alunos, funcionários, direção e até mesmo a família, ampliando o sentido de comunidade;
- Estimular o entrosamento entre colegas de diferentes turmas, encorajando a participação dos mais tímidos;
- Otimizar a socialização e o trabalho em equipe;
- Encorajar discussões fora do ambiente de sala de aula;
- Estimular o uso crítico da internet e dos sites de pesquisa;
- Ampliar o repertório cultural e tecnológico dos alunos;
- Melhorar o relacionamento com os pais;
- Buscar parcerias.



 Procedimentos:
- Escolha do corpo diretivo do jornal;
- Escolha do grupo de diagramação e edição do jornal
- Escolha do nome do jornal com a participação da comunidade, primeiramente através de sugestões em salas de aula e depois, com a votação em página do grupo, no Facebook;
- Reuniões de planejamento com o corpo diretivo;
- Agendamento das reuniões com os grupos diretivos.
- Exposição de cartazes convites;
- Reunião para sugestão e decisão de editoriais, organização de oficinas de discussão de temas diversos a serem sugeridos e distribuição de atividades, definição dos horários de encontros dos grupos;
- Conversa informal/oficina com uma estudante de jornalismo, ex-integrante da primeira equipe do Fala Archi.
- Produção do logotipo do jornal;
- Organização e edição do material;
- Produção da diagramação;
- Montagem e revisão do jornal;
-Publicação do jornal;
- Distribuição.

Recursos materiais:
- Livros;
- Revistas;
- Jornais;
- Computadores;
- Impressoras;
- Papel especial para jornal.
- Cartuchos de tinta/toner;
- Programas de editor de textos e de desenhos;
- Pen drive;
- Câmera fotográfica digital;
- Data-show.

Avaliação:
A avaliação do projeto dar-se-á durante todo o seu desenvolvimento, na interação entre os diversos membros da comunidade, levando em consideração o interesse, o comprometimento, a realização, o diálogo. Os educadores deverão valorizar as ações protagonistas dos educandos e o trabalho investido na produção do conhecimento.

Referências:
FARIA, Maria Alice de Oliveira. O jornal na sala de aula. 5ª Ed. São Paulo: Contexto, 1994. FREINET, C. O jornal escolar. Lisboa: Stampa, 1974.







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