quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Os cibergêneros e a interação

Gêneros "são entidades sócio-discursivas e formas de ação social incontornáveis em qualquer~situação comunicativa" (Marcuschi, 2003)
Considerando as possibilidades interativas que os novos meios digitais oferecem (navegar por links, buscar informações, enviar e-mails, participar de discussões, etc) podemos constatar que o diferencial dos cibergêneros é a interatividade.
Bakhtin (1979) define gênero como interação de seres humanos em diferentes constextos sócio-culturais. De acordo com Vygotsky, é através da mediação social que o conhecimento se refina e ganha coerência.
"Learning is appropriating knowledge through interaction" (Vygotsky,1978)
A teoria sócio-cultural da linguagem enfatiza a linguagem e outros sistemas simbólicos como ferramentas para a efetiva aprendizagem de uma língua estrangeira. Para ensinar nosso aluno a se engajar discursivamente, é importante que a interação ocorra com algo ao qual ele já está familiarizado. Os cibergêneros estão aí e devemos fazer uso deles para que haja um aprendizagem significativa, contribuindo para que nossos alunos desenvolvam pensamentos e idéias também em Inglês e sejam capazes de realizar tarefas de modo independente.

3 comentários:

NRTE CENTRO OESTE disse...

Olá jackie

Entre no Fórum do curso e realiaze sua inscrição. Retorne ao link ENTRADA e participe com o login e senha da registrado no momento de inscrição "do próprio Fórum".

Beijos,
Equipe NRTE Centro-Oeste

Researcher disse...

I am trying to post a message.

Researcher disse...

Hello Jackie,
Now I could understand how to post a message. Ufa! Forget the previous message, it was just for trying. Ok.
Beautiful!!! It´s the word that came in my mind when I was reading this blog. I did a wonderful work, Congratulations. Can I put it in my favorites? It could be easier for accessing. Later, I will post here the address of my own blog for your visit.
Best