sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Dificuldades em relação ao uso das tecnologias

O expressivo avanço tecnológico nos últimos tempos (TV de plasma, TV digital, expansão da telefonia fixa e celular, a Internet consolidando-se como veículo de comunicação de massa, etc) e as inúmeras possibilidades de interação que os novos meios digitais oferecem (enviar e-mails, navegar por links, participar de chats e fóruns de discussão, etc) exigem um professor cada vez mais consciente e preparado para o uso das tecnologias em sala de aula. O professor deve estar apto a desenvolver estratégias metodológicas para que o processo ensino-aprendizagem seja significativo.
Para que tal uso seja coerente e não por um simples modismo, o professor necessita preparo, é preciso que se invista em treinamento. Infelizmente, poucos ainda fazem uso das tecnologias no cotidiano escolar e muitos alegam, por exemplo, inibição e constrangimento por saberem menos que os alunos. Acredito que isso possa ser resolvido, por exemplo, ao permitir que os alunos ensinem uns aos outros, sem esquecer que o professor também é aprendiz, ele não sabe tudo. O professor pode aprender com outros professores, com os alunos e construir, deste modo, o seu desenvolvimento cognitivo e o de seus alunos. Essa inter-relação entre ensinar e aprender é essencial no nosso trabalho, é na mediação que o conhecimento se refina e ganha coerência.

2 comentários:

Profa.VaniaTadeu disse...

77
Oi! espero que esteja tudo bem com você.
Estava lendo seu blog e quero saber como você achou a atividade das histórias das décadas? achou? não consegui fazer a atividade e ninguém me respondeu. estou meio perdida. você responde se você souber onde está?
gostaria também de ser sua amiga na internet. vamos manter contato via e-mail, pen-pal, blog. ok?
Vânia
Beijos.

teachermieko disse...

Dificuldades em relação ao uso das tecnologias

Oi!
Sou uma que precisa de ajuda também, não encontrei a atividade das histórias das décadas.E acho boa a sua sugestão sobre os professores e alunos que souberem
usar melhor as tecnologias nos capacitarem.
Na nossa escola tem um professor que é POIE da Sala de Informática da rede municipal e se prôpos a
ensinar nos a usar o Data-Show e outras coisas mas o problema é encontrar um espaço e "boa vontade"
de todos.
Abraços,
Mieko.