sábado, 10 de novembro de 2007

Pesquisa crítica na Web

Os Parâmetros Curriculares Nacionais enfatizam a participação construtiva do aluno na aprendizagem, destacando a pesquisa em grupo, a experimentação, o desenvolvimento do raciocínio. É preciso, portanto, criar condições favoráveis para que os nossos alunos busquem novos conhecimentos de forma autônoma, aprendendo a aprender.
A sociedade atual é caracterizada pelo abundância, ou até pelo excesso de de informação, apresentando aos nossos alunos a dificuldade ao definir e selecionar informação relevante. A Internet representa, de forma clara, essa abundância informacional.
É necessário, assim, visualizarmos a Web como importante recurso informacional e entendermos de que maneira ela está sendo utilizada pra pesquisas escolares, para que nossos alunos desenvolvam habilidades para irem além da simples localização de inúmeras e, por vezes, inconsistentes informações, mas de encontrarem significado e sentido na pesquisa .

Um comentário:

teachermieko disse...

Realmente, os alunos têm muitas informações ; o difícil para eles é saber selecionar e fazer uma boa pesquisa para a aprendizagem deles.
É nossa tarefa, orientá-los e ir construindo a autonomia para pesquisar e consolidar os conhecimentos adquiridos em sala de aula e fazê-los visualizar que estamos preparando-os para serem cidadãos aptos para enfrentarem um vestibular ou algum concurso/entrevista para um eventual emprego; ou simplesmente para a vida.